domingo, 14 de junho de 2009

As coisas existem quando são nomeadas

Enquanto fervia a água do café, abro a porta da cozinha para pegar o jornal. Na capa, "Herbert Vianna - Cantor fala da vida com os filhos, de romances e de sua vida sexual, oito anos após o acidente que o deixou paraplégico e matou sua mulher". Depois da idéia de não sei quando; da Feira do Livro de SP em 2004 e da não leitura do livro amarelo Como criar seu blog; das conversas com as amigas da letras; da vontade  que cresceu com o mochilão pela Europa que merecia ser registrado; das leituras e admiração do blog da Ju, minha amiga sonhadora; e do incentivo explícito e declarado da prima Barbarela, a chamada da Folha veio como o empurrãozinho que faltava. 
O que o líder dos Paralamas tem a ver com tudo isso? Ele tá na capa do jornal porque vai ter show da banda aqui essa semana.  Minha mãe quer ir com as filhas ao show; mas relacionar tudo isso com a criação do blog, seria forçação demais.  O fato é que o Herbert Vianna em si, não tem nada com isso aqui. O que acontece é que a matéria é exemplo de um fênomeno, um índice da modernidade, do qual, aparentemente, eu não consegui ( ou escolhi não) escapar. 
Quando e por quê a tragédia do Herbet Vianna ficou mais interessante que sua música? Por quê disfarçam a propaganda do show com a exposição da intimidade do cantor?  Por quê tanta revista de fofoca? Por quê tantos reality shows? Por quê? Por quê? Por quê? A reflexão que leva a essas respostas rende um post inteiro, e pesado como eu não quero que seja o meu de estréia. Por enquanto, e satisfatoriamente, o título do blog é o lucro!  
Heidegger assina a certidão desse nascimento.  

8 comentários:

  1. Primeira seguidora com orgulho! =)Querida Abigail, eu acredito que um dos motivos pra vc estar aqui tem tudo a ver com Paralamas do Sucesso: o amor não pode esperar. O seu amor pela escrita é nítido. Então, sempre que tiver uma ideia que não sai do seu pensamento, traga ela pra cá! Seus leitores querem vê-la pública! Te amo.

    ResponderExcluir
  2. Também já me perguntei essas coisas e concordo que esse assunto rende muito. A psicologia tem muitas teses a respeito disso, mas pra mim isso não passa de uma curiosidade tola de quem está com preguiça de buscar algo mais interessante. Considero a intimidade um bem inviolável, ainda bem que ela é garatida pela Constituição. Mas infelizmente tem gente ganhando muito dinheiro tornando pública a intimidade das pessoas. De um lado percebemos vários artistas fazendo planos mirabolantes para fugir de paparazzis, enquanto outros estão se estapiando para aparecer na capa da revista CARAS, que coisa hein?

    ResponderExcluir
  3. Ooi,
    =)
    Gostei da iniciativa! Tem tudo a ver com você, que gosta de escrever.
    rs... seu texto é bem interessante, mas hoje vou comentar o papel de parede rs
    Adorei, bem sóbrio, original e... bem vc!
    Querida, continua, que eu vou passar sempre por aqui, hein!?
    Bjo e até mais!

    ResponderExcluir
  4. ESTOU TÃO ORGULHOSA E VAIDOSA!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Achei que o primeiro comentário ficou incompleto, então vamos lá:

    Primeiro, sobre o blog: amei! Agora que o nome foi dado, e ele existe de fato, não economize nenhum dos seus pensamentos tão especiais, ou das suas histórias tão bem contadas.

    Agora, sobre o post inaugural: Realmente, intrigante o assunto! Queria comentar aqui sobre a arte de "edigir" uma entrevista (redigir editando o que o entrevistado falou, dando o tom mais sensacionalista possível), ou da origem da curiosidade das pessoas pela vida alheia.
    Mas o que vale ser registrado sobre seu post inaugural é o trocadilho metaliguístico com a qual vc apresenta o Privado-publico comentando sobre os excessos da exposição pública da vida privada. Genial!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. RESPONDENDO À LAURINHA:
    O papel de parede é pronto, escolhi esse formato de blog entre alguns possívei. Também adorei! Vc reparou que ele combina com a capinha do meu computador?! E tem uma certa brasilidade também, já que as bolinhas em destaque são verdes e amarelas!
    Ai, Lau, só vc para comentar o papel de parede: sempre difernete e especial!! E que sintonia! eu até tinha pensado em fazer um post comentando porque eu gostei muito da carinha do blog tb, Ia se chamar coisa de mulherzinha...

    ResponderExcluir
  8. eu estou que nem a tia lucia, tao orgulhosa e vaidosa!!! vou passar por aqui sempre pra ver as idéias maluquinhas dessa menina chamada abigail! love u (mirella)

    ResponderExcluir